A dor ou desconforto no joelho podem suspender a vida, especialmente se levar uma vida ativa. Muitos de nós já sentimos dor no joelho nalguma altura, resultante da corrida, sobrecarga durante a prática desportiva ou apenas desgaste geral.
Ao contrário das lesões do ombro, pulso ou braço, em que é possível evitar a área dolorosa, evitar pôr carga no joelho pode ser desafiante na semana atarefada média.
O método PRICE oferece 5 passos a seguir para aliviar a dor no joelho e minimizar os efeitos da lesão imediata, acelerando o processo de recuperação:
Quando ocorre uma lesão do joelho, a primeira ação é proporcionar suporte para o joelho. O suporte escolhido é muito importante, dependendo do nível de suporte de que necessita. A marca Futuro tem uma gama de produtos que oferece diferentes níveis de suporte, a escolher.
Levante os pés assim que puder, sempre que puder, especialmente nas primeiras 24 horas cruciais. Evite tudo o que for extenuante e dê tempo à dor para se acalmar e dar início ao processo de cura. Elevar o joelho reduz o edema e inicia o caminho da recuperação.
Dependendo do tipo de lesão e da presença ou ausência de inflamação, o tratamento com frio pode ajuda a reduzir o edema. O tratamento pelo frio aplica-se, preferencialmente, durante o repouso após ter estado em movimento, dado que pode reduzir a inflamação, adormecer a área e diminuir o fluxo sanguíneo.
De acordo com o NSMI (National Sports Medicine Institute), a compressão reduz a inflamação e o edema. Pressionar (mas não apertar) firmemente a área à volta do joelho também pode estimular o fluxo sanguíneo, se tiver estado inativo.
Elevar o joelho lesionado acima do nível do coração pode ajudar a reduzir o edema. É uma maneira simples mas bastante eficaz de trazer de volta toda a capacidade de carga do joelho.
Certifique-se de que consulta um médico ou um fisioterapeuta para saber quais os exercícios específicos que pode fazer para recuperar a força do joelho. Consulte sempre um profissional de saúde, se não tem a certeza do que é melhor para si.