Na procura de boa forma física e melhor saúde, muitas pessoas, especialmente os corredores, embarcam numa rotina de exercícios que obriga a um esforço demasiado rápido. Um programa de treino excessivamente zeloso pode causar um grande variedade de problemas, desde bolhas a problemas articulares, e tudo o que houver pelo meio. A fascite plantar é uma dessas lesões "intermédias" e uma das causas mais comuns da dor no calcanhar dos corredores, caminhantes e pessoas que trabalham em pé durante longos períodos.
A fáscia plantar é uma banda espessa de tecido conjuntivo que se estende longitudinalmente ao longo da sola do pé, desde o osso do calcanhar até aos dedos. Correr excessivamente ou estar de pé por demasiado tempo pode gerar tensão na fáscia plantar, causando pequenos rasgos no tecido e conduzindo a inflamação e dor do calcanhar, geralmente mais percetível nos primeiros passos ao levantar da cama ou ao levantar-se de uma cadeira após um longo período sentado.
A fascite plantar deve ser diagnosticada e tratada por um médico, treinador ou outro profissional de saúde. Poderão recomendar sapatos com mais suporte, ortótica personalizada, alongamentos ou uma combinação dos três. Os alongamentos fazem parte de quase todos os planos de recuperação da fascite plantar.
A cura da fascite plantar é demorada. A maioria dos profissionais recomenda o repouso do pé, evitando exercícios que possam irritar ainda mais a fáscia plantar, e aplicação de gelo no calcanhar várias vezes por dia. A dor grave ou crónica pode necessitar tratamento intenso, mas aumentar do suporte para o arco, praticar exercício com bom senso e alongar completamente o pé de manhã antes de sair da cama proporciona, geralmente, algum alívio. O seu médico, fisioterapeuta ou treinador pode envolver o seu pé com fita para proporcionar suporte temporário enquanto aguarda um especialista ortótico.
Os alongamentos para a fascite plantar podem ajudar a conservar o tecido da fáscia plantar longo e menos suscetível de se rasgar com o impacto. A maioria dos alongamentos para a dor do calcanhar não requerem equipamento especial, muitos treinadores recomendam usar uma toalha para alongar antes de sair da cama. Coloque o pé sobre uma toalha enrolada, segure ambas as pontas e puxe para trás suavemente para alongar o arco. Rolar o pé sobre uma bola ou um cilindro pode ser eficaz e puxar os dedos para trás com a mão também pode produzir um bom alongamento.
As talas noturnas, tais como Suporte Noturno para Fascite Plantar FUTURO™ podem ajudá-lo a alongar e voltar a sentir-se melhor enquanto dorme. Peça ao seu médico ou treinador um curso apropriado de tratamento domiciliário para obter alívio da dor da fascite plantar.